Filmes

Leia mais

Resenha

Leia mais

Resenha

Leia mais

Olá galera, hoje eu venho com mais uma maravilhosa entrevista com a querida Larissa autora do livro "ÉRICA". Adorei a entrevista, Larissa foi muito atenciosa comigo e além de tudo fico super orgulhosa em saber que uma conterrânea esta fazendo sucesso no mundo literário. Bora conferir essa entrevista ? 



❤ Como surgiu a ideia de escrever o livro Érica ?
- Ela veio depois que eu vi o filme Salt, estrelado pela Angelina Jolie. A primeira ideia era bem diferente da versão final em vários aspectos, mas a essência se manteve.

 Fale um pouco sobre o livro.
- É uma mistura de suspense e drama, onde várias histórias aparentemente sem ligação se conectam de uma forma, digamos, inesperada. Érica, a protagonista, sofre o baque da perda dos pais, e suas ações subsequentes são movidas inicialmente pelo desejo de vingança. Porém, ela não é a única com uma história para contar. Pelo mundo todo, pessoas estão sofrendo por causa dos atos da Ordem das Doze Tribos de Israel e por causa de suas próprias dificuldades: famílias que não se entendem, amigos viciados, ideias radicais... Mas a esperança de que suas vidas vão melhorar é o que dá combustível a todos os personagens, seja para lutar, seja para simplesmente seguir em frente - o que muitas vezes é uma luta mais díficil do que destruir uma organização com intenções apocalípticas.

 O que te inspira a escrever ?
- Pode-se dizer que quase tudo tem o potencial de me inspirar! Um livro, uma imagem, observar as pessoas... qualquer coisa pode servir de fonte para ideias.

 Quais as dificuldades e alegrias de publicar um livro ?
- A maior alegria é a de ver que seu esforço não foi em vão, e que pessoas (de amigos a estranhos) conhecerão a história que quis contar (não, preciseicontar; escrever é uma necessidade, e a história pede para ser escrita). A dificuldade é falta de diálogo que ocorre muitas vezes com as editoras. Mandei o meu livro para 3 editoras em 2013 e em 2014. Uma rejeitou, a Novo Século aceitou e a outra não me responde há quase 3 anos. Há outros exemplos, mas não vou desfiar uma teia de reclamações.

 Que estratégias você utilizou para divulgar seu livro ? O que deu certo e o que deu errado ? 
- Como entrei na faculdade de Medicina meses após a publicação do livro, a divulgação nunca foi meu forte. Tenho página no facebook e instagram para isso, mas não sou tão ativa quanto talvez devesse. A maior parte do trabalho acabou ficando com meus parceiros, que, ainda bem, dedicam-se a isso. Meus atos de divulgação mais ativos foram as Bienais de São Paulo e Fortaleza em 2014. Infelizmente, a maioria Bienais (como a do Rio ano passado) caem em semana de provas, impossibilitando a viagem.

 Quanto tempo levou para escrever Érica ? Em algum momento pensou em desistir ?
- Dois anos. Pensei várias vezes em desistir, principalmente quando chegava no meio do livro. Porém, decidi me espelhar na minha protagonista para seguir em frente; afinal, eu finalmente havia encontrado uma ideia digna para um livro, depois de mais de cinco anos tentando. Desde os 10 anos eu tentava escrever um livro, mas as ideias até então tinham sido todas ruins demais.

 Se dedica a algum gênero especifico ?

- Não. Sempre tento experimentar novos gêneros. No entanto, quase sempre há o suspense envolvido em algum lugar.

 Qual seu passa tempo favorito ?
- Ler e dormir!

 Qual seu livro e escritor favorito ?
- Não tenho um único favorito nessas categorias, mas posso dizer que um autor que me inspira muito é Harlan Coben; ele é expert em manter um bom suspense. Meus livros favoritos sempre são os de mistério e suspense, além dos que marcaram minha adolescência. São muitos que se encaixam nessas categorias; vou deixar para vocês As Crônicas de Nárnia (C. S. Lewis), Sempre Haverá um Amanhã (Giselda Laporta Nicolelis) e A menina que não sabia ler (John Harding).

 Quais dicas você daria para aqueles que sonham em se tornar um escritor ?
- Nunca desistir do sonho, mas também ter o bom senso de perceber quando uma história não vai para a frente. Nem sempre é bloqueio criativo; muitas vezes é porque aquela ideia não foi feita para gerar um livro. Saber diferenciar as ideias boas das ruins e focar nas boas é um processo que requer tentativa e erro e maturidade. Mas não desista, não importa o tempo que leve. Eu demorei cinco anos, e não é nada lega para uma criança se frustrar, mas o sonho de ter um livro nunca saiu da minha mente. Conheço muita gente que desistiu porque "abusou" da ideia que tinham e não quiseram mais voltar a ela (por mais que eu insistisse que era ótima). Não. Desista. Entendeu? Não desista. Vou dizer mais uma vez: NÃO DESISTA.

 Qual sua frase ou citação favorita ?
- É de um número do musical Mary Poppins, que assisti em NY aos 16 anos (traduzida, claro): "Se você almejar as estrelas, só o que você vai conseguir são as estrelas (...) Se você almejar os céus, as estrelas vêm junto." É conjunto com essa frase, de autor desconhecido (cada site atribui um autor diferente a ela): "Mire sempre na Lua, pois, mesmo se você errar, estará entre as estrelas." Sonhe alto. Mesmo que você não consiga exatamente o que queria, ainda terá conseguido mais do que os se acomodaram nos sonhos pequenos.

 Tem novos projetos na área da escrita ?
- Tenho uma série de fantasia em andamento, mas não tenho previsão devido à faculdade.

 Deixe uma mensagem para os seus leitores.
- Espero que vocês sempre mantenham esse amor pela leitura no coração de vocês. Nos momentos mais atribulados, uma história sempre me consolou. E muito obrigada por darem a nós, autores, uma chance de nos fazer "ouvir".

Querem saber mais sobre o livro e acompanhar a escritora ? 
Segue as redes sociais: Instagram @livroerica | E-mail  larissabarrosleal@gmail.com

Deixe um comentário